quarta-feira, 15 de maio de 2013

Alimento do mês #5



Aproveitando que num dos últimos posts se falou na beterraba, hoje apresento-a como “alimento do mês”… de Maio.

doutorgourmet.com

Já sabemos que o consumo de um copo de sumo de beterraba por dia pode ajudar a diminuir a pressão arterial mas os benefícios não se ficam por aqui…


A beterraba está disseminada há muito pela Europa mas o interesse por este alimento só cresceu no século XIX quando se descobriu que era uma fonte de açúcar.
Hoje em dia a beterraba faz parte integrante da dieta, nas mais variadas formas. Para além do consumo da raiz, as folhas são também utilizadas.

A beterraba é uma raiz tuberosa e pode ser: a açucareira, usada para a produção de açúcar; a forrageira, usada para alimentação animal; e, a vermelha, utilizada em nossa alimentação.
A sua cor forte avermelhada deve-se à presença de pigmentos: as betacianinas (com propriedade antioxidante). Uma vez que estas substâncias se perdem facilmente após o corte, recomenda-se o consumo imediato da beterraba após a sua preparação.

A beterraba é um alimento saudável, tem um valor energético baixo. O seu conteúdo em proteínas, hidratos de carbono e lípidos é também baixo. Quanto às vitaminas e minerais destacam-se:
- Ácido fólico, que desempenha um importante papel na divisão das células, formação de glóbulos vermelhos, no sistema imunitário;
- Vitamina C, promove a resistência a infeções e é um importante antioxidante, ajudando a proteger contra danos nas células e tecidos;
- Potássio, intervém na contração muscular, ritmo cardíaco e na regulação da tensão arterial.

Composição nutricional (100g):


Beterraba (raiz) crua
Energia (kcal)
18
Proteína (g)
1,0
Hidratos de carbono (g)
3,5
Lípidos (g)
0
Fibra (g)
2,6
Vitamina A (mg)
3,0
Ácido fólico (µg)
109
Vitamina C (mg)
15
Potássio (mg)
335


Fonte: Tabela da Composição dos Alimentos Portugueses. INSA. Lisboa, 2007.


A beterraba dá um colorido especial ao prato seja, crua ou cozida, ralada ou cortada aos cubos ou em rodelas finas.
Poderá consumi-la na forma de salada, em puré, em sumo… e muito mais: invente ou reinvente :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário