domingo, 14 de abril de 2013

Alimento do mês #4


Cá estou para mais um post… e desta vez apresento a Beringela como “Alimento do mês”.

sempretops.com


A variedade de beringela mais comum tem a forma de uma pêra alongada, a pele é brilhante e de cor púrpura. A antocianina (um composto fenólico) é responsável pela cor púrpura e brilhante e atua como antioxidante, ajudando a proteger o organismo de danos celulares.

O consumo de beringela é benéfico pois esta possui propriedades anticancerígenas, ajuda a reduzir os níveis de colesterol no organismo e consequente risco de aterosclerose (formação de ateromas nos vasos sanguíneos). Atua também no combate ao reumatismo, artrite e problemas digestivos.


A beringela crua é um alimento pouco calórico, rico em água e fornece alguma quantidade de fibra. Tem elevado teor de potássio e baixo teor de sódio o que favorece um equilíbrio adequado de fluídos corporais. É também rico em cálcio, fósforo e magnésio. E nas vitaminas destaca-se o ácido fólico.

Composição nutricional (100g):


Beringela

crua
grelhada com azeite
Energia (kcal)
16
89
Proteína (g)
1,1
1,9
Hidratos de carbono (g)
2,4
4,3
Lípidos (g)
0,2
7,1
Fibra (g)
2,5
4,4
Ácido fólico (µg)
20
36
Cálcio (mg)
17
30
Fósforo (mg)
26
46
Magnésio (mg)
12
24
Potássio (mg)
234
373

Fonte: Tabela da Composição dos Alimentos Portugueses. INSA. Lisboa, 2007.

 
A beringela combina na perfeição com pratos mediterrânicos. Pode ser cozida, assada, estufada, grelhada… ou mesmo frita, mas atenção pois a beringela tem a capacidade de absorver grandes quantidades de gordura na sua preparação.

Antes de cozinhar e para retirar o sabor amargo da beringela, corte-a ao meio e esfregue-a com sal ou corte-a logo às rodelas e salpique com sal: Deixe repousar durante 20 a 30 minutos. Depois é só passar por água e está pronta.


Seja original na preparação da beringela e tenha bom apetite.
Se quiser, partilhe a sua receita.

Sem comentários:

Enviar um comentário